14 de jan. de 2009

Campus Party Brasil 2009

A Campus Party Brasil 2009, segunda edição brasileira do maior encontro de Internet e cultura digital do planeta, que acontece de 19 a 25 de janeiro, em São Paulo (SP) no Centro de Exposições Imigrantes, acaba de lançar a campanha "Seja um padrinho ou madrinha digital". A intenção é mobilizar empresas, entidades e quem mais tiver interesse a levar ao encontro pessoas que nunca tiveram contato com computador para participar do Batismo Digital – uma das principais ações da programação de Inclusão Digital do evento.

A iniciativa já conta com um padrinho oficial, o jornalista Gilberto Dimenstein, por meio do seu projeto Catraca Livre, site que aborda educação, interação e cultura na capital paulista. Mas a ação quer reunir ainda mais padrinhos e madrinhas que, para participar, precisam apenas se inscrever no endereço oficial do evento, clicando em 'Batismo Digital'.

Ao longo dos sete dias de encontro, na área aberta à visitação, 200 computadores estarão disponíveis para batizar um público estimado em 10 mil pessoas. A iniciativa pretende apresentar o computador e as funcionalidades da rede em duas versões: 1.0, que dá noções básicas sobre o uso de PCs (utilizará 80 PCs), e 2.0, que mostra como a Internet e as redes sociais podem ser decisivas na vida pessoal e profissional de qualquer pessoa (120 PCs).

Para o diretor-geral da Campus Party Brasil, Marcelo Branco, a campanha faz jus ao lema do evento: "Acreditamos que a Internet não é uma rede de computadores, é uma rede de pessoas. Por isso mesmo, conclamamos entidades, empresas, escolas, sindicatos, grupos de melhor idade para nos ajudar a incluir o máximo de pessoas na rede". Branco conta ainda que os batizados 1.0 receberão informação sobre onde encontrar pontos gratuitos de acesso à Internet perto de suas residências.

Entre as atividades do batismo 2.0, por exemplo, está a tarefa de criar um blog em colaboração com o site Catraca Livre, no qual cada "afilhado" falará sobre as atrações culturais gratuitas e acessíveis em sua região. "Ou seja, além da inclusão digital, há aí uma inclusão sócio-cultural também. O indivíduo passa a acessar e conhecer melhor a cidade de São Paulo, que, a propósito, estará fazendo aniversário na semana de realização do evento", completa Branco.

Até o momento, o Batismo Digital já recebe apoio da Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) e das entidades Peabirus, Clube de Mães e Cata Sampa.

De Lá Rivia

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