1 de dez. de 2008

1° Supermercado Verde da América Latina!

No ano em que comemora seus 60 anos, o Grupo Pão de Açúcar inaugurou o primeiro supermercado verde do País, na cidade de Indaiatuba, São Paulo. Reconhecido pelo seu pioneirismo na área de responsabilidade sócio-ambiental, com o lançamento da loja verde, o Pão de Açúcar conseguiu reunir, num único espaço, práticas de sustentabilidade já realizadas pela rede e avança ainda mais com uma série de inovações de estímulo ao consumo consciente.
Além do incentivo para o uso de meios alternativos de embalagens, os consumidores também têm à sua disposição:
• Vagas especiais para carros que utilizam álcool ou gás como combustível.
• Bicicletário.
• Vagas do estacionamento confeccionadas em concregrama.
• Vagas exclusivas para quem utilizar a coleta seletiva.
• Depósito para pilhas e baterias. Diversas placas espalhadas pelo estacionamento incentivam a preservação do planeta.
• Quadro demonstrativo com os resultados da arrecadação.
• Quadro informativo explica qual o destino dos resíduos arrecadados.
• Quadros demonstram os resultados já alcançados.
• CAIXA VERDE: já na saída do caixa, o cliente pode descartar as embalagens que não quiser levar para casa.
• Carrinhos produzidos a partir de garrafas pet recicladas.
• Dez versões de sacolas retornáveis, em exposição por toda a loja.
• Bandejas produzidas com fécula de mandioca, substituindo as de isopor. Bandejas artesanais, produzidas com jornais.
• Suco verde à disposição dos clientes.
• Grande variedade de frutas, verduras e outros produtos orgânicas.
• Lixeiras seletivas espalhadas pela loja.
• Programa de comércio solidário, produtos produzidos a partir da reciclagem e reaproveitamento de materiais.
• Gôndolas em madeira certificada pelo FSC Brasil (Conselho Brasileirode Manejo Florestal).
• Diversas placas espalhadas pela loja estimulam o consumo sustentável, a reciclagem e hábitos saudáveis. Forro com manta isotérmica, que colabora para o conformo térmico interno, diminuindo o consumo de energia.
• Quadro com as ações sustentáveis realizadas durante as obras.
E não são só os consumidores que estarão envolvidos na cruzada lixo zero. Na loja, entre os treinamentos recebidos pelos colaboradores, está o de separação do lixo, cuja meta é reciclar 90% de todo resíduo gerado no processo operacional, incluindo material orgânico. A empresa responsável é a GMV Recycle. O lixo orgânico é reaproveitado para a ração animal, a sucata da madeira, de caixas e paletes, para elaboração de móveis e o restante - papelão e plástico - vai para reciclagem. O próximo passo é utilizar a biomassa do lixo, ou seja, o descarte, para produzir energia e consequentemente, gerar créditos de carbono.
Nas entregas das compras, os veículos de transporte se utilizam de biocombustível (álcool) diminuindo o impacto no meio ambiente.
(A matéria acima é dedicada a Cleonice Carvalho de Souza, que em Carrancas Minas Geraes, desenvolveu um trabalho do gênero na sociedade e atualmente não conta com o apoio de ninguém, nem da prefeitura. Um alerta ás pousadas da região que deviam incentivar o seu trabalho.)
De La Rivia

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