12 de jul. de 2010

23º Inverno Cultural da Universidade de São João del Rei (UFSJ)

Diálogo entre música, literatura, teatro e artes plásticas é festejado nesta edição do Inverno Cultural

Arnaldo Antunes, Rita Lee, Grupo Galpão, Diogo Nogueira, Marcelo D2 e Armatrux são alguns dos destaques desta 23ª edição

Celebrar a pluralidade e riqueza de manifestações artísticas mineiras, e de outras regiões do Brasil, é uma característica marcante na trajetória do Inverno Cultural da UFSJ, que chega este ano a sua 23ª edição. Para exaltar esse lado tão emblemático, o festival presta tributo à diversidade da arte, em especial à música, com o tema “Paisagens sonoras: ver, ouvir, sentir” que permeia todas as suas atividades.

Shows, espetáculos teatrais e circenses, cortejo, mostras de cinema, lançamentos literários, debates e 73 oficinas educativas que contemplam praticamente todos os gêneros artísticos compõem a programação desta edição do Inverno Cultural, que ocorre de 17 a 31 de julho, em São João del Rei e cidades vizinhas.

Artistas singulares que representam juntos a diversidade, inventividade e o talento da arte plural produzida no país são os destaques desta edição do evento. Rita Lee, Arnaldo Antunes, Marcelo D2, Diogo Nogueira, Grupo Galpão, Armatrux, Graveola e o Lixo Polifônico já confirmaram presença no Inverno Cultural. (Veja a programação completa mais abaixo).

“Em nossa proposta dilatamos o sentido de paisagem sonora, procurando captar toda a riqueza de suas articulações temáticas, principalmente com as demais manifestações artísticas, como a literatura, as artes cênicas, plásticas e com a própria música”, explica o coordenador do Inverno Cultural, o professor e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ, Marcos Vieira Silva.

Segundo ele, o tema “paisagens sonoras” representa um mosaico de seres, relações, espaços e perspectivas, na qual os sons tecem uma complexa trama. “A ambiência faz emergir musicalidades, demarcando culturalmente o espaço dos homens, suas relações entre si e com a terra, seus cantares e crenças: as mitologias de Minas”, diz. “E a cultura mineira não possui apenas uma, mas múltiplas paisagens sonoras, reforçando sentimentos de pertencimento, de estranhamento e de encantamento”.

Marcos Vieira Silva reforça que o objetivo do Inverno Cultural é que ele seja parte de um processo educativo, proporcionando o acesso a bens culturais vindos de todas as regiões do país. “Queremos ampliar a formação cultural da região das vertentes, que historicamente produz cultura de qualidade, com suas orquestras bicentenárias e com seus grupos de teatro que envolvem moradores de todas as idades e de todos os grupos sociais da cidade e de seus arredores”, afirma.

“Os shows vão continuar em praça pública, democratizando o acesso das pessoas das mais diferentes classes sociais. Tudo gratuito, inclusive shows e apresentações de menor público, realizados em recintos fechados. As únicas atividades pagas serão as oficinas que têm uma taxa simbólica”, disse o coordenador do Inverno Cultural. Repetindo uma experiência que deu muito certo no ano passado, todos os grandes shows com artistas da MPB serão realizados na Avenida Tancredo Neves, principal via de São João del Rei.

Conheça a trajetória do Inverno cultural

Realizado durante o mês de julho desde 1988, o Inverno Cultural faz parte do Programa de Extensão da Universidade Federal de São João del Rei. O evento promove e incentiva diversas formas de manifestações artísticas e culturais, tornando-se, desde suas primeiras edições, referência no campo artístico de Minas Gerais.

Como praticamente todos os festivais de inverno existentes em Minas Gerais, o da UFSJ também é “filhote” do então itinerante Festival de Inverno da UFMG, realizado em São João del Rei nos primeiros anos da antiga FUNREI – Fundação de Ensino Superior de São João del Rei. A partir de 1999, em sua 12ª edição, o Inverno Cultural ganhou fôlego, dimensão, importância e visibilidade, tornando-se um dos maiores eventos do gênero no país, estimulando o surgimento de novos festivais que vieram compor e enriquecer a cena turística e cultural do interior de Minas, no mês de julho.

A cada nova edição do Inverno Cultural, a UFSJ se afirma como um grande pólo extensionista, promovendo a atuação e a continuidade de experiências e saberes adquiridos durante a realização do evento, através de toda a sua programação, como oficinas, workshops, mini-cursos, palestras, seminários, entre outros.

O coordenador geral do festival, o professor e pró-reitor Marcos Vieira Silva, acredita que ao investir num festival de arte e cultura durante 22 anos ininterruptos, a UFSJ está cumprindo o papel social da universidade pública brasileira: a constante formação e renovação de pessoas, grupos artísticos e agentes culturais da cidade e da região, garantindo e ampliando o acesso à educação, à cultura e à cidadania.

“A promoção de um evento de tal magnitude só tem sido possível graças às alianças estabelecidas entre instituições e empresas locais, regionais e nacionais que compreendem a importância do investimento no campo cultural. As ações de parceria têm se expandido de modo cada vez mais profissional e organizado. Exemplo de ações integradoras foi a realização de atividades em parceria com os 11 municípios dos circuitos Trilhas dos Inconfidentes e Villas e Fazendas de Minas e, ainda, o Roteiro Gastronômico e Cultural, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de São João del Rei”, afirma Silva.

17 a 31 de julho de 2010
www.invernocultural.ufsj.edu.br

0 Comentários :

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial