22 de abr. de 2010

Nomes da nova safra de cantoras do jazz que você precisa ter no seu ipod


O jazz é um dos ritmos musicalmente mais sofisticados . Exige do artista não só talento, como apuro técnico, treino e criatividade para expressar seu virtuosismo. Por isso mesmo, não é tão comum que jovens músicos se arrisquem por esse território de maneira bem-sucedida. Norah Jones, por exemplo, que hoje tem 30 anos, flerta com o ritmo desde o início de sua carreira, mas o som que produz não costuma ser considerado como um jazz puro.

Mas há vozes novas aparecendo nesse gênero. Inspiradas pela musicalidade de divas como Ella Fitzgerald e Billie Holiday, uma nova safra de cantoras jovens exibe seu talento de pegada jazzistica em recentes trabalhos. A seguir, o Colherada mostra uma lista com cinco artistas dessa nova safra que valem a pena conhecer e ouvir.

Erin Boheme, com apenas 22 anos e dois álbuns lançados, essa norte-americana de Oshkosh, Wisconsin, tem como principal característica de sua música a mistura de diversas gerações de jazzistas. Costuma fazer com certa facilidade um mix entre o jazz old school – swingado e cheio de soul – com um pop na medida, produzindo canções que dão novo ar ao estilo, mas que continuam sendo atemporais.

Sophie Milman, de origem russa, ela morou durante toda a infância e adolescência em Israel e depois se mudou para Toronto, no Canadá, onde mora até hoje. A que parece, todos esses lugares, tão diferentes entre si, contribuíram para que Sophie fizesse um som bastante universal. Com uma carreira já estabelecida em terras canadenses, ela começa a se destacar mundialmente com seu mais recente álbum, “Take Love Easy”, de 2009.

Sarah Gazarek, dona de uma voz marcante, a americana de Seattle começou sua carreira em 2005 com o álbum “Yours”, que teve críticas bastante favoráveis e chegou ao Top Ten da Billboard na categoria Tradicional Jazz. Seu último trabalho, “Return to You”, tem uma pegada mais contemporânea se comparado ao disco de estreia. Ela e sua banda são conhecidos pelo improviso nos palcos.

Diane Birch poderia muito bem ser modelo, mas se enveredou pelo mundo da música ainda muito nova, quando aos sete anos começou a estudar piano clássico. Hoje, aos 27, é praticamente uma nômade, pois já morou do Zimbabwe, na África do Sul, Londres e atualmente vive em Nova York. Toda essa diversidade se reflete em sua música, que é mais eclética e aberta a experimentos fora do jazz tradicional. Seu álbum de estreia, “Bible Belt”, foi lançado em 2009.

Hope Waits, totalmente inspirada nas músicas dos anos 40 e 50, com uma clima meio cabaret e sensual, assim é Hope Waits. Com uma voz que em muitas músicas lembra a já consagrada Norah Jones, ela se destaca em seu primeiro álbum homônimo principalmente pelas composições e releituras que faz, sempre trabalhando o lado menos óbvio do jazz e do blues.

Confira o som dessas novas Divas e depois poste aqui seu comentário sobre o que achou.
TMais!!!

Rodrigo Salgueiro


0 Comentários :

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial