28 de ago. de 2009

FESTIVAL INTERNACIONAL DE JAZZ DE OURO PRETO


A cantora norte-americana criada na França Madeleine Peyroux, que já foi comparada a Billie Holiday, é uma das principais atrações do 6º Festival Tudo É Jazz em Ouro Preto, que acontece de 13 a 16 de setembro deste ano.
O evento, considerado um dos melhores do gênero no país, reúne artistas dedicados à vertente contemporânea do jazz mundial como João Donato, Joshua Redman Trio, Wallace Roney e Maria Schneider. Além de lembrar Holiday na interpretação, Peyroux começou a cantar nas ruas de Paris, a exemplo da maior cantora da música popular francesa no estilo chanson, Edith Piaf.
Não é à toa que ela interpreta músicas da autora do clássico "La Vie En Rose".
Madeleine também ficou conhecida mundialmente por tocar canções de Johnny Mercer, Charlie Chaplin e Serge Gainsbourg pelas ruas de Nova York, cidade onde vive hoje. Seu segundo álbum "Careless Love" (2004) vendeu mais de um milhão de cópias no mundo.
O trabalho de estréia foi "Dreamland" (1996), lançado quando ela tinha 22 anos. O repertório do disco mais recente "Half the Perfect World", produzido por Larry Klein, deve ser apresentado em Ouro Preto.
Nos shows ainda é possível ouvir blues e canções pop de Leonard Cohen, Bob Dylan e Hank Willians. O Festival Tudo É Jazz traz também o saxofonista Joshua Redman, acompanhado de sua banda. O seu último trabalho "Back East" é um tributo a Sonny Rollins, parceiro de Thelonious Monk durante anos. Em 1991, Redman venceu o primeiro prêmio para sax tenor no renomado concurso "Thelonious Monk International Jazz Saxophone Competition".Outro destaque da programação é o criativo Wallace Roney, conhecido por ser "discípulo de Miles Davis". Ele deve apresentar sucessos dos 12 CDs lançados com o seu sexteto e canções feitas em parceria com grandes nomes do jazz, a exemplo de Herbie Hancock e Joni Mitchell. O pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor João Donato irá se apresentar ao lado do saxofonista norte-americano Bud Shank. O trabalho marca o reencontro dos dois músicos depois de 30 anos, com clássicos do jazz e canções feitas por Donato, um dos maiores criadores de bossa nova e música popular brasileira.
O encerramento do evento fica por conta da cantora Maria Schneider, maestrina e compositora que comandará 22 músicos brasileiros no Largo do Rosário, com a participação especial de Ivan Lins e Marina Machado.



FESTIVAL INTERNACIONAL DE JAZZ DE OURO PRETO - TUDO É JAZZOnde: Ouro Preto (MG)Quando: De 13 a 16 de setembroIngressos: R$ 80 (estudante) e R$ 160 por dia

0 Comentários :

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial