6 de nov. de 2009

Encontro Internacional sobre a Diversidade Cultural é realizado em Salvador


Salvador sedia o 1º Encontro Internacional da Diversidade Cultural rola até 8 de novembro. O evento, que acontece pela primeira vez no Hemisfério Sul, será palco também do II Congresso da Federação Internacional das Coalizões pela Diversidade Cultural que reunirá representantes de 45 países de vários continentes, entre cineastas, escritores, músicos e artistas em geral.
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, que participa do encontro, fará palestra nesta sexta-feira, dia 6, com o tema A Convenção da Unesco para a Proteção e a Promoção da Diversidade de Expressões Culturais: progressos realizados e futuros desafios. O papel da sociedade civil.
Acompanham o ministro, o secretário executivo, Alfredo Manevy, e o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do MinC, Américo Córdula; além do secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles, do presidente da Federação Internacional das Coalizões pela Diversidade Cultural, Rasmana Quedraogo, e do presidente da Coalizão Brasileira, Geraldo Moraes.
Realizados com recursos do Fundo Nacional de Cultura do Ministério da Cultura e com o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia, o II Congresso e o Encontro discutirão a implantação da Convenção da Unesco sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais nos 103 países que a integram. A Convenção foi aprovada em 2005 pela Assembléia Geral da Unesco. No Brasil, o instrumento internacional foi ratificado em agosto de 2007.
A Convenção da Unesco tem como principais objetivos a valorização e o fortalecimento de culturas regionalistas e populares num contexto de mundo globalizado. Os dois encontros discutirão as políticas públicas praticadas hoje em todo o mundo e as ações desenvolvidas pela sociedade civil dentro do processo para a promoção da diversidade das expressões culturais.
No encerramento do I Encontro, haverá apresentação, por parte dos participantes, de ações para a concretização da Convenção da Unesco sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.
A Federação Internacional das Coalizões pela Diversidade Cultural (FICDC) é uma das entidades civis integrantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco), e tem representantes em vários países. Participarão do Congresso integrantes das coalizões da Venezuela ( Rafael Fariñas), do Paraguai (Alejandra Diaz), da Suíça (Beat Santschi), e da França (Claude Michel), além do presidente da FICDC, Rasmana Quedraogo, que é do país africano de Burkina Faso. A primeira Coalizão pela Diversidade Cultural foi criada na cidade de Sevilha, na Espanha, em 2007.
O evento, cuja participação é aberta ao público, terá ainda como destaques o cineasta coreano Yang Gi-Hwan, o secretário-geral da Federação Internacional dos Músicos, Benoit Machuel, e o representante do Congresso Brasileiro de Cinema, Rosemberg Cariri. Ele acontece no Hotel Sol Vitória e os interessados podem se inscrever e acompanhar a programação pelo site www.eidc.com.br ou pelo telefone (71) 3117-1442.
De Lá Rivia

0 Comentários :

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial